📘 Manual De Conduta Policial
MANUAL DE CONDUTA POLICIA DEMONSECT CITY

Conduta Policial
Nós da Polícia Demonsect buscamos pessoas apaixonadas pela carreira policial, que procuram se fixar dentro da corporação ajudando no crescimento do batalhão, que respeitem uns aos outros e que demonstrem respeito e compromisso diante do trabalho que irão exercer. Além disso tudo, o principal, a missão de servir e proteger todos os cidadãos.
Qualquer descumprimento ou quebra de regras poderá resultar em penalidades internas, incluindo a exoneração.
Regras Policiais
É proibido o policial fazer patrulhamento sozinho, exceto alto escalão.
Mínimo de 2 policiais para iniciar patrulhamento pela cidade.
Proibido abordagem em área de risco sem uma quantidade considerável de reforços. (Somente com liberação do Comando ou um superior)
Proibido a utilização de armamentos do departamento estando fora de serviço (com exceção da Glock com 100 munições).
Qualquer divergência com algum Policial entrar em contato com o Superior ou Supervisor.
É obrigação do oficial superior instruir os mais novos.
Caso um oficial presencie ou saiba de qualquer irregularidade na conduta, ética ou comportamento divergente da instruída no manual de conduta adotada por qualquer membro da corporação, é obrigação do mesmo reportar a seus superiores.
Torna-se proibido o uso de fardamento não subsequente à sua patente, sujeito a advertência.
Respeitar sempre as ordens da maior patente presente na viatura ou na ocorrência.
É extremamente proibido apontar sua arma de fogo para outro oficial dentro da DP ou em qualquer momento fora da DP. O respeito deve ser mantido pelos oficiais independentemente da patente, mantenha sempre a postura que um oficial deve ter.
Deixar viaturas abandonadas é totalmente proibido, o mesmo será advertido e/ou multado com o valor de R$25.000 (Vinte e cinco mil reais), em caso de insistência, a multa será aumentada de 5 em 5 mil para cada veículo.
É proibido dropar itens ilegais ou de uso policial na DP ou em qualquer lugar da cidade.
Proibido o uso de músicas altas, gritaria e xingamentos na rádio em patrulhamento.
A atenção na Rádio CENTRAL vem em primeiro lugar uma vez que você entra em serviço
Ficar parado no Departamento em serviço por mais de 10 minutos sem fazer nada é considerado farm de salário e erro de conduta, quem for pego será advertido e preso por 30 meses.
É considerado abandono de posto após 7 dias sem patrulhar e sem ter registrado o motivo da ausência que se prolongou por mais de 1 semana, será exonerado sem aviso prévio.
Proibido utilizar viaturas que não fazem parte da sua unidade ou patente.
Em casos que seja necessário ou algum cidadão peça, é obrigatório o informe do QRA.
Proibido qualquer disparo na delegacia.
Proibido utilização de qualquer tipo de armamento ilegal.
Caso você decida sair da corporação, ou seja retirado, você entrará para a blacklist, nesse caso você fica proibido de retornar.
Conduta - Patrulhamento
Caso seja anunciado COD.5 na rádio, todas as VTRs que estiverem na rua devem se dirigir ao apoio.
Não tenha uma conversa pessoal no rádio. O rádio é usado para uso profissional apenas.
Não haja de forma antiprofissional com civis, eles têm vantagem sobre você, a polícia trabalha para a proteção e bem deles, não seja rude, trate-os com o devido respeito.
A comunicação via rádio é extremamente importante, para isso, é preciso dizer somente necessário para que os oficiais recebam a mensagem de forma clara. A utilização do rádio não é opcional, todos os oficiais devem estar capacitados para a realização de uma comunicação rápida e eficiente, é totalmente proibido iniciar patrulhamento fora do rádio. Caso seja pego falando besteiras ou poluindo o rádio será advertido na corporação.
Civis são obrigados a mostrar sua identificação.
Civis são obrigados a mostrar seus rostos aos oficiais, uso de máscara impossibilita de identificar se é um meliante e infringe crime de acordo com o Código Penal.
Nunca colida propositalmente com veículos em fuga, seja profissional e recorra sempre a uma fuga limpa.
Funções dentro da VTR
Cada lugar dentro da VTR tem sua determinada função no procedimento de patrulha e abordagem.
FUNÇÃO DO P1 - A função do P1 é conduzir a viatura, dirigir de forma segura e objetiva durante os acompanhamentos; o último a desembarcar da VTR é o que faz o perímetro e a rendição dos indivíduos na QRU.
FUNÇÃO DO P2 - A função do P2 é realizar as modulações durante o patrulhamento, o P2 também é quem faz as abordagens no indivíduo que está sendo abordado, ou seja, dá a voz para o abordado parar o veículo.
FUNÇÃO DO P3 - A função do P3 é fazer o perímetro do local onde está enquanto a abordagem está sendo realizada, auxiliando com informes sobre movimentações suspeitas no local e quando a área começa a ficar hostil, também auxilia o P2 quando necessário na rendição dos abordados caso sejam vários.
FUNÇÃO DO P4 - A função do P4 é destinada para a pessoa que cometeu o crime e será encaminhada para a DP.
FUNÇÃO DO P5, P6… - A função do P5 e P6 são para os oficiais que estão na barca de 6 lugares ou mais, P5 e P6 tem a mesma função que o P3.
Modulação
A comunicação via rádio durante as rondas diárias deve ser organizada e limpa, e somente o P2 modula durante uma perseguição, pois é através dele que comunicamos e reportamos ocorrências, além de transmitirmos informações úteis para que todas as QRUS sejam atendidas de forma organizada. Se algum outro P2 estiver modulando uma QRU ou acompanhamento, favor aguardar ou enviar o QTH para não atrapalhar e poluir a call de algum companheiro de farda trazendo desentendimentos desnecessários.
A rádio central é a frequência 911, da qual utilizamos para o Código 0, em ocasiões de outras ações não referentes a patrulhamento, a rádio deverá ser trocada para não poluir a RÁDIO CENTRAL, trocando assim para de preferência a rádio 912 ou 913 para QRU de roubo ao cofre ou ações maiores (marcadas).
Como devo modular?
A modulação deve ser feita ao iniciar uma abordagem ou perseguição a algum veículo, sendo necessário atualizar o QTH para outra QSV ajudar no acompanhamento/abordagem, ou para informar sobre códigos 5 e quando estiver a caminho de alguma QRU.
A modulação deve ser feita o mais breve e limpa possível. Quando todas as viaturas necessárias estiverem no acompanhamento e todas estiverem com o visual do veículo acompanhado, a modulação deve ser cessada imediatamente!
EXEMPLOS DE MODULAÇÃO (SEMPRE USE COD Q):
1. M3, A QTI DA QRU DE DISPAROS. 2. SPEED, iniciando acompanhamento a uma Ferrari vermelha, com um indivíduo dentro, QRU de caixinha, no QTH da rua do Central. 3. QAP Central, COD5 no QTH do vermelho, QRR MÁXIMO.
Quando algemar um cidadão?
Antes de algemar um suspeito deve-se utilizar o KIT RESIDUAL, caso o kit dê positivo para a QRU em questão você poderá algemar o mesmo.
Somente algeme um cidadão quando o resultado do kit residual der positivo para a QRU ou se o mesmo estiver com armamento (se você ver ele armado).
Se o suspeito estiver no local de uma QRU e se negar a fazer o kit residual.
Quando também ele for pego em flagrante delito.
Quando cometer desacato a autoridade.
Quando empreender fuga a pé, o rendendo antes, jogando o meliante no chão para que não consiga escapar ao algemá-lo.
Abordagens
Instruções Gerais
Em caso de desacato ou desrespeito, mantenha a ordem no local, ou encaminhe o cidadão para a DP.
O uso do “H” só poderá ser usado como meio de imobilização caso o suspeito se recuse a cooperar.
Obrigatório chamar QRR (Reforços) em casos onde o número de suspeitos é maior que o de oficiais presentes no QTH(Local) da QRU(Ocorrência).
Avisar a Central qual viatura está se dirigindo para apoio.
Se encontrar algo ilegal ou perceber que está sofrendo algum risco, algeme o indivíduo e lhe explique o motivo.
Caso o policial tenha que dar mais de 3 ordens para o abordado levantar as mãos, estará autorizado o uso progressivo da força.
Procedimento de Prisão
Quando estiver com o suspeito rendido, algeme-o e informe o motivo de estar sendo algemado.
Desacato perde todos os direitos de fiança e até mesmo redução de pena.
Redução de pena é somente em casos de colaboração do indivíduo, em casos de rendição ou erros.
Em caso de prisão, o policial deverá conduzir o indivíduo até o departamento policial e pronunciar a lei de Miranda no local de prisão ou na DP antes de encaminhar ele ao presídio.
Lei de Miranda:
“Você tem o direito de permanecer calado e tudo o que disser poderá ser utilizado contra você no tribunal. Você tem o direito a um copo d’água.”
Comportamento em uma perseguição
As viaturas sempre devem manter um alinhamento, jamais ultrapassar uma viatura sem avisar ou pedir no rádio.
Evitar ao máximo colidir com uma viatura amiga, pois isso pode causar acidente grave e atrapalhar a perseguição.
G.T.M. mantém a primária em todas ocasiões de perseguição;
Nunca colidir com o veículo do meliante.
Caso aconteça um atropelamento proposital por parte do indivíduo, será concedido o Cod.05, caso uma viatura atropele, PARE a perseguição e preste socorro.
Caso em uma perseguição todas as viaturas da QRU já estejam com visual do veículo, cesse a modulação.
Caso haja mais de uma perseguição em andamento, tome cuidado para não atropelar as outras modulações em andamento e utilize mensagens objetivas identificando sua QRU para não haver confusões.
Toda VTR deve possuir um steve (policial) com uma GoPro ativa, qualquer abordagem que chegar na corregedoria poderá e será requisitada.
Durante perseguições, o carro só está quebrado quando parar de funcionar pelo sistema, furar pneus ou capotar várias vezes. (É necessário dar QTA)
O abordado é obrigado a abrir o porta-malas para os policiais caso seja solicitado em alguma ocorrência.
Arma de policial ainda é letal, caso tenha mais de 3 policiais apontando armas pesadas para o abordado e mesmo assim ele fugir poderá sim se enquadrar em ANTI AMOR À VIDA.
A polícia só poderá abrir código 5 em CIDADÃOS nos seguintes casos :
Caso algum dos bandidos atire contra a polícia;
Caso algum veículo comece a perseguir as viaturas em uma perseguição. (Fazer o uso progressivo da força, aplicado em curso);
Em perímetro fechado pela polícia;
Caso parem perto de corpos em ocorrências de COD 5; IDENTIFICAÇÃO DE PM
STEVE - Masculino
FOX - Feminino
HIERARQUIA
A hierarquia militar é a base da organização da Polícia Militar e compõe a cadeia de comando a ser seguida por todos os integrantes da Força em sua estrutura organizacional.
LISTA DE PATENTES POLICIA
ALTO COMANDO
COMANDANTE GERAL
SUBCOMANDANTE GERAL
OFICIAIS SUPERIORES
CORONEL
TENENTE CORONEL
MAJOR
OFICIAIS INTERMEDIARIOS
CAPITÃO
OFICIAIS SUBALTERNOS
1° TENENTE
2° TENENTE
ASPIRANTE
PRAÇAS
SUBTENENTE
1° SARGENTO
2° SARGENTO
3° SARGENTO
CABO
SOLDADO
ALUNOS
RECRUTA/CADETE
Last updated